
Penso que “Conhecimento” são os resultados de nossas aprendizagens, de nossas experiências. São dados, conceitos, habilidades, enfim, todas as informações que ficam “armazenadas” em nossa mente. O conhecimento pode ser transmitido pelo professor, através do meio ambiente, do ambiente familiar, e que assim como o professor transmite novos conhecimentos aos alunos, ele também aprende durante esse processo. O aluno traz consigo algum conhecimento, resultado de suas experiências anteriores, que estão armazenadas. Não concordo com a idéia de que o aluno é como uma “tábula rasa”. Ele traz um saber, que através de ações, experiências, diálogos, problematizações, provocações, entre outros processos irá trazer à consciência e aprimorá-los, e consequentemente, mais tarde, esses conhecimentos aprimorados, servirão de base para novos conhecimentos e assim sucessivamente.
Penso que a todo momento estamos aprendendo. Em casa, no trabalho, na escola, com o amigo, lendo um jornal. A aprendizagem pode ocorrer a qualquer momento, em qualquer lugar, desde que o objeto ou conteúdo de aprendizagem seja interessante e desperte o interesse do aprendiz ! Podemos aprender observando o outro, ouvindo o outro e até mesmo sozinhos !
Desta forma, acredito que o ensino na escola deveria ser de maneira prazerosa, envolvente. A aprendizagem precisa ser significativa. Aprendemos muito mais facilmente quando nos vemos envolvidos no objeto de estudo, quando achamos que há necessidade de aprender o que está sendo disponibilizado. O ensino deve ser ofertado nas escolas partindo das necessidades de cada indivíduo, dos seus interesses, respeitando suas limitações. É necessário que o espaço de aprendizagem seja pensado, planejado ! É necessário levar em consideração que tipo de aluno se quer, que tipo de cidadão se deseja formar. É importante perceber que o desenvolvimento do mesmo deve centrar-se no desenvolvimento de suas competências e habilidades, que ele aprenda o que lhe parece importante e/ou interessante. Sendo assim, penso que a educação não pode mais ser centrada em conteúdos disciplinares, e sim deve ser centrada no desenvolvimento de competências e habilidades. A educação precisa ser centrada na aprendizagem e não no ensino. Precisa estar centrada no aluno, e não no professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário