terça-feira, 13 de julho de 2010

Escolha do tema do TCC

Durante o período de estágio, muitas experiências foram vivenciadas, dando origem a muitas questões, inquietações e reflexões: a resistência por parte dos alunos em relação ao novo, o apego em relação a atividades mais voltadas a uma educação tradicional, a falta de interesse em relação à tecnologia, o receio de que com atividades mais descontraídas e através da realização de jogos não se obtém aprendizagem, porém o que mais aguçou o meu interesse para uma possível pesquisa e trabalho de conclusão de curso, foi em relação aos métodos de alfabetização e o desenvolvimento de processos construtivos necessários ao aprendizado da leitura e da escrita.
Justifico minha escolha pelo seguinte: minha turma de estágio era composta de 9 alunos, com idades que variavam entre 17 e 63 anos. No início do estágio, apenas dois alunos apresentavam leitura com pouca prática e escrita deficitária, ou seja, sabiam ler vagarosamente, recorrendo ao silabado ou soletrado, muitas vezes perdendo o sentido das frases e escreviam com problemas ortográficos, de estrutura de frases e de pontuação, os demais alunos, sequer conheciam as letras do alfabeto. No final do estágio, aqueles alunos que estavam mais avançados, liam perfeitamente, compreendendo a mensagem do texto lido e já escreviam com menos problemas ortográficos. E os alunos que mal conheciam as letras, já reconheciam todas as letras do alfabeto, escreviam e liam sílabas e alguns conseguiam ler e escrever palavras simples. Esse progresso no desenvolvimento dos alunos e todas as experiências que vivenciei com eles, despertaram um grande interesse em compreender melhor como ocorre o processo de alfabetização.

Nenhum comentário: