terça-feira, 30 de outubro de 2007

Teatro !!!



Iniciação ao Teatro !!!

Muitas vezes tentei trabalhar teatro com minhas turmas, mas acabava saindo frustrada com os resultados de minhas tentativas !

Este ano não estou em sala de aula, então, para a realização da tarefa da interdisciplina de Teatro, na sexta-feira, desenvolvi minha aula com os alunos do NAE – Núcleo de Atendimento ao Educando, em Sapiranga.

Já havia compreendido, em nossa aula presencial, e também através das leituras, que a culpada das minhas frustrações em minhas tentativas de teatro eram unicamente minhas !

Me sinto envergonhada em perceber, que eu era uma daquelas profissionais que reconhecia as atividades de teatro com a finalidade única de apresentação de montagens em que as crianças decoram textos e movimentos cênicos marcados com vigor, nas comemorações religiosas como Natal ou Páscoa.

Descobri, através das leituras, da aula presencial e principalmente quando desenvolvi com a turma o planejamento proposto que devemos partir de um certo ponto ! Há uma série de exercícios, jogos teatrais, jogos dramáticos e trabalhos que envolvem o corpo, onde é possível ao estudante, produzir uma outra realidade e assumir outras personalidades, compondo um novo espaço, assumindo gestos e movimentos que não são do seu cotidiano, oportunizando aos alunos um conhecimento diversificado e lúdico, onde o mesmo libera as suas potencialidades, expressando seus sentimentos, emoções, aflições e sensações.

O Teatro à serviço da educação, dá ao educando o ensejo de valorizar-se, de integrar-se harmoniosamente a um grupo, aumentando o senso de responsabilidade e o sucesso do trabalho se dá devido à soma dos esforços de todo o conjunto.

Algumas imagens de nossa aula ! Os alunos amaram ! E eu, pela primeira vez, não saí frustrada !!!


Um comentário:

Melissa disse...

Lindo seu aprendizado, parabéns!!!
:-)
Muito bem escrito.

Beijos
Melissa