segunda-feira, 23 de junho de 2008

Estudos Sociais !!!!!

A triste trajetória da disciplina Estudos Sociais !!!

Relendo os textos da interdisciplina de Estudos Sociais para a realização da tarefa final, após a minha longa reflexão, não pude deixar de escrever essas palavras !!!

O ser humano, durante a sua vida, de uma forma ou outra, participa de grupos e pertence a uma sociedade. Essa vida em sociedade começa muito cedo, ao nascer, o ser humano já se encontra participando de um grupo social, a família. Essa experiência vai se enriquecendo, na medida em que esses grupos vão aumentando e pouco a pouco, a criança vai tendo consciência do seu papel nos diferentes grupos, as funções que deve desempenhar, bem como das regras que estão em jogo !

A escola é um dos primeiros grupos sociais aos quais o ser humano faz parte, talvez um dos mais importantes ! Ela tem papel fundamental nesse processo, instrumentalizando o ser humano para que o mesmo consiga “tomar posse” de sua cidadania, neste momento, entra a disciplina de Estudos Sociais, que tem como um de seus maiores objetivos, construir com os sujeitos a noção de vida em sociedade ! Este elemento indispensável no currículo escolar, servirá como elo entre a criança e sua necessidade de compreensão da sociedade em que está inserida. Através de temáticas envolventes desta disciplina, terão oportunidade de conhecer as regras e as leis que regem as organizações, compreender a ação dos grupos sociais no espaço e no tempo, a necessidade de pertencimento a grupos, bem como realizar a análise do espaço construído e organizado por grupos sociais e sociedades em diferentes momentos da História, de forma que tenham condições de perceber além daquilo que vêem fisicamente, além de sentirem-se capazes de questionar, pesquisar, criticar e até mesmo analisar e consequentemente transformar a realidade, através desta releitura !

Partindo desta concepção que tenho do componente “Estudos Sociais”, deixando de lado a “infeliz” trajetória que esta disciplina passou durante esses anos e baseado no compromisso que a instituição escolar tem com os sujeitos nesse processo todo, o exposto acima só vêm confirmar o quanto a vida, as histórias, o espaço, o privilêgio à História de vida e a História social dos alunos, dentre outros assuntos e aspectos fundamentais, trabalhados neste componente curricular, se configuram como imprescindíveis para que os mesmos aprendam a viver socialmente e a se tornarem sujeitos autônomos, capazes de compreenderem a sociedade em geral, de mover-se nela e agir conscientemente para a sua transformação !

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