Os conceitos de tempo e espaço foram muito trabalhados nas interdisciplinas deste semestre e além de confirmarem a visão que tinha como educadora perante a importância dos mesmos, ampliaram minha compreensão. Tinha noção de que tais conceitos faziam parte de um conjunto de atividades básicas e necessárias, porém a realização das leituras, o desenvolvimento das atividades, a participação das aulas presenciais e dos diálogos, bem como as reflexões que surgiam conseqüentemente, permitiram-me avaliar a prática docente que desenvolvia e perceber caminhos possíveis para a costura dos conteúdos e uma qualificação da aprendizagem, uma vez que, para a elaboração de atividades, me via em apuros diante da amplitude de temáticas que devem fazer parte de uma proposta para os anos iniciais.
Ao desenvolver um plano cujo tema envolve a colonização e imigração, por exemplo, percebo hoje, as possibilidades bem como a importância de entrelaçamento do assunto com a história individual e coletiva dos alunos. Tornando o aluno protagonista da história, além de criar maiores possibilidades de situar-se no tempo e no espaço em que vive, conhecer aspectos do passado, constituidor do presente, de forma que participe da elaboração de seu projeto de futuro, a aprendizagem se torna muito mais significativa e prazerosa. Um estudo que pode ser realizado para localizar tempos e lugares de proveniência de antepassados da família de cada criança, por exemplo, traria muito mais significado na aprendizagem que seria percebida de forma muito mais prazerosa, ao invés de trabalhar com a história pronta dos imigrantes que habitavam o município de Sapiranga antigamente, ou através da lembrança de fatos passados de forma descontextualizada. O desenvolvimento deste tema utilizado como exemplo, pode ser realizado com a rica contribuição dos alunos, através de acontecimentos marcantes da história de pais, avós, bisavós, tataravós, tios, que pode valer-se de várias fontes, como jornais, livros, depoimentos, documentos familiares, fotos, partindo-se do próximo para o distante, do simples para o complexo, do concreto para o abstrato, estudar a família, a escola, o bairro, o município, o estado, o país e o mundo de forma crescente e segmentada, incorporando o caminho singular de cada aluno !
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