quarta-feira, 25 de março de 2009
História, deficiências, avanços e obstáculos !!!
Durante este semestre, uma das interdisciplinas que teremos falará sobre Educação Especial. Para o desenvolvimento da primeira atividade proposta, tivemos que assistir a um vídeo no youtube que apresentava uma espécie de mundo adaptado para pessoas com necessidades especiais, deficientes físicos. O vídeo me fez refletir muito, pois, me vi naquele mundo e me senti totalmente perdida, então, imaginei que é desta forma que as pessoas com necessidades especiais se sentem em nosso dia-a-dia, pois, o mundo real não está levando em consideração as pessoas com necessidades especiais. As calçadas, ruas e meios de transporte não são totalmente adaptadas aos portadores de deficiências. Em relação aos equipamentos públicos: supermercados, bancos, etc...não podemos dizer que a maioria possui funcionários treinados para atenderem à pessoas que necessitam de um atendimento especial (surdos, mudos). Nossas bibliotecas, possuem poucos livros para deficientes visuais.
Se fizermos uma retrospectiva histórica, perceberemos que muitos foram os fatos e acontecimentos que levaram as conquistas alcançadas pelos indivíduos que apresentam necessidades educacionais especiais. Inicialmente, os deficientes eram negligenciados, abandonados, perseguidos, eliminados e havia uma total ausência de atendimento. Na era cristã, o tratamento variava segundo as concepções de caridade ou castigo predominantes na comunidade em que o deficiente estava inserido. Num outro momento da história, os indivíduos que apresentavam deficiências, eram protegidos. Mais tarde, surgiram escolas e/ou classes especiais que visavam oferecer à pessoa deficiente uma educação à parte. E num outro momento, surge um movimento de integração social dos indivíduos que apresentavam deficiência, cujo objetivo era integrá-los em ambientes escolares, o mais próximo possível daqueles oferecidos à pessoa normal.
Analisando esses momentos da história, podemos dizer que tivemos avanços, entretanto, o atendimento às necessidades específicas das pessoas, garantido em lei, está longe de ser alcançado !
sábado, 21 de março de 2009
Expectativas !!!
Então, o período de férias se foi e novamente iniciamos um semestre letivo. Neste semestre teremos as seguintes interdisciplinas: Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II, Educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, Filosofia da Educação, Questões étnico-raciais na educação: sociologia e história e Seminário Integrador VI. Muitas serão as trocas, experiências e aprendizagens.
Acredito que a interdisciplina de Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da Psicologia, nos trará subsídios sobre o processo de aprendizagem.
Já em relação à interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, acredito que trataremos sobre às práticas corretas com pessoas portadoras de deficiência e com necessidades educativas especiais, bem como os tipos de deficiências.
Acredito que a interdisciplina de Filosofia da Educação vai exigir bastante de mim. Acho que desenvolveremos atividades de reflexão que entrarão no nosso íntimo. E isso apesar de incomodar um pouco, faz bem para o EU de cada ser.
Na interdisciplina de Questões étnico-raciais na educação: sociologia e história, pelo que percebi na apresentação da interdisciplina, poderei fazer ganchos com o conhecimento adquirido e as experiências desenvolvidas na interdisciplina de Filosofia. Trataremos sobre questões de nossos ancestrais, um pouco de história, enfim, um assunto gostoso de ser tratado !
Espero que na interdisciplina de Seminário Integrador VI, eu consiga entender um pouco mais sobre Projeto Aprendizagem e que durante este semestre tenhamos a oportunidade de mudar o “tema” da questão do P.A., pois não me sinto motivada com o assunto que escolhemos. E tenho até um assunto em mente, o qual já estou pesquisando, “Mensagens Subliminares”. O trabalho apresentado pela Kelli, sobre “Violência sexual contra menores: como evitar ou reparar esse mal ?” me incentivou bastante. Saí da aula inicial com vontade de iniciar o meu P.A.
Resumindo, este semestre promete ! E já está mostrando isso, pois, andei dando uma olhadinha nas tarefas iniciais e achei-as bastante interessantes. A atividade I da interdisciplina de Filosofia da Educação, que trata sobre argumentação, me deixou muito inquieta. Iniciei os trabalhos e não me sinto satisfeita com o resultado da tarefa, o que me impediu de postá-la. Quero poder pensar novamente na questão toda.
terça-feira, 17 de março de 2009
Volta às aulas !
Durante o segundo semestre de 2008, muitas foram as experiências e aprendizagens.
Gostaria de destacar a conclusão que obtive a partir de uma ampla reflexão que fiz acerca da escola: como instituição pública, sua organização e gestão; como espaço de convívio, conflitos e desafios e como espaço de aprendizagens, descobertas e inovações.
Para a escola cumprir sua tarefa, bem como para atingirmos uma educação com qualidade, além da necessidade de implementação de processos e práticas coletivas na sua organização, o desenvolvimento do processo de Gestão Democrática, a utilização de ferramentas norteadoras como o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar, bem como a cooperação das famílias, também se faz necessário que haja uma reflexão sobre a política educacional, a valorização do magistério, bem como a conscientização dos educadores de que através da metodologia de Projetos de Aprendizagem, promoveremos o aprendizado profundo, através de um enfoque baseado em indagações para engajar os alunos com questões e conflitos que sejam ricos, reais e relevantes a suas vidas, abolindo técnicas tradicionais, e reduzindo a supervalorização do pensamento formal.