Durante o segundo semestre de 2008, muitas foram as experiências e aprendizagens.
Gostaria de destacar a conclusão que obtive a partir de uma ampla reflexão que fiz acerca da escola: como instituição pública, sua organização e gestão; como espaço de convívio, conflitos e desafios e como espaço de aprendizagens, descobertas e inovações.
Para a escola cumprir sua tarefa, bem como para atingirmos uma educação com qualidade, além da necessidade de implementação de processos e práticas coletivas na sua organização, o desenvolvimento do processo de Gestão Democrática, a utilização de ferramentas norteadoras como o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar, bem como a cooperação das famílias, também se faz necessário que haja uma reflexão sobre a política educacional, a valorização do magistério, bem como a conscientização dos educadores de que através da metodologia de Projetos de Aprendizagem, promoveremos o aprendizado profundo, através de um enfoque baseado em indagações para engajar os alunos com questões e conflitos que sejam ricos, reais e relevantes a suas vidas, abolindo técnicas tradicionais, e reduzindo a supervalorização do pensamento formal.
2 comentários:
Oi Ana, que bom que as reflexões sobre a escola como instituição te incitaram a pensar na sua constituição e formas de qualificá-la. E as tuas expectativas para esse semestre? Abração, Sibicca
Obrigada pela visita e pelo comentário. Agora mesmo entrei para postar as minhas expectativas.
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