quarta-feira, 25 de março de 2009
História, deficiências, avanços e obstáculos !!!
Durante este semestre, uma das interdisciplinas que teremos falará sobre Educação Especial. Para o desenvolvimento da primeira atividade proposta, tivemos que assistir a um vídeo no youtube que apresentava uma espécie de mundo adaptado para pessoas com necessidades especiais, deficientes físicos. O vídeo me fez refletir muito, pois, me vi naquele mundo e me senti totalmente perdida, então, imaginei que é desta forma que as pessoas com necessidades especiais se sentem em nosso dia-a-dia, pois, o mundo real não está levando em consideração as pessoas com necessidades especiais. As calçadas, ruas e meios de transporte não são totalmente adaptadas aos portadores de deficiências. Em relação aos equipamentos públicos: supermercados, bancos, etc...não podemos dizer que a maioria possui funcionários treinados para atenderem à pessoas que necessitam de um atendimento especial (surdos, mudos). Nossas bibliotecas, possuem poucos livros para deficientes visuais.
Se fizermos uma retrospectiva histórica, perceberemos que muitos foram os fatos e acontecimentos que levaram as conquistas alcançadas pelos indivíduos que apresentam necessidades educacionais especiais. Inicialmente, os deficientes eram negligenciados, abandonados, perseguidos, eliminados e havia uma total ausência de atendimento. Na era cristã, o tratamento variava segundo as concepções de caridade ou castigo predominantes na comunidade em que o deficiente estava inserido. Num outro momento da história, os indivíduos que apresentavam deficiências, eram protegidos. Mais tarde, surgiram escolas e/ou classes especiais que visavam oferecer à pessoa deficiente uma educação à parte. E num outro momento, surge um movimento de integração social dos indivíduos que apresentavam deficiência, cujo objetivo era integrá-los em ambientes escolares, o mais próximo possível daqueles oferecidos à pessoa normal.
Analisando esses momentos da história, podemos dizer que tivemos avanços, entretanto, o atendimento às necessidades específicas das pessoas, garantido em lei, está longe de ser alcançado !
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Um comentário:
Ana Cristina
realmente está longe de ser alcançado...mas considero a inclusão mais como PROCESSO que como PRODUTO...algo que sempre será uma meta...sempre melhorada..nunca superada. Talvez por ser da área de tecnologia me acostumei a ver os processos de exclusão gerados a cada nova tecnologia que surge...por isso concordo com Mittler (2003) quando afirma "A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, uma
estrada sem fim, com todo tipo de barreiras e obstáculos, alguns
dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações" (p.21).
então quem sabe TODOS NÓS devamos nos perguntar "que barreiras derrubei hoje?" em lugar de pensar que um dia o mundo será um lugar maravilhoso para morar...fazer de cada dia..um dia melhor (pelo menos para alguém)
Se tem interessa ler sobre esse autor aqui deixo a referência
MITTLER,, M. Educação Inclusiva.Portor Alegre: ArtMed, 2003.
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