Trabalhar com alunos portadores de necessidades educacionais especiais exige certos conhecimentos por parte dos professores, bem como muita criatividade, certas adaptações e alternativas para que o aluno realize o que deseja ou precisa.
Existem muitos produtos, instrumentos e equipamentos ou tecnologias adaptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade da pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, que favorecem a autonomia pessoal, total ou assistida. Um aluno com deficiência física, por exemplo, para realizar uma atividade de recorte, precisará de uma tesoura diferente para que ele possa manejá-la com a habilidade que possui. Caso ele necessite de auxílio, o professor pode propor uma alteração da atividade para que ele sinta-se capaz de realizar a atividade.
O professor pode em sala de aula, se deparar com outro problema: no manejo do lápis, giz de cera ou pincel, por exemplo, que exigem uma habilidade motora fina. Essa pode parecer muito complicada para certos alunos e o professor poderá utilizar como alternativas as seguintes idéias: utilização de um engrossador para o lápis/pincel ou um arame revestido onde os dedos e a caneta são encaixados “aranha-mola”.
É importante que o professor valorize o jeito de fazer de cada aluno e aumente as capacidades de ação e interação a partir das habilidades de cada um. Fundamental também, é que os educadores nunca deixem de atualizar-se e uma boa dica é dar uma olhadinha no texto Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Física, de Carolina R. Schirmer, Nádia Browning, Rita Bersch e Rosângela Machado, que traz várias dicas de materiais escolares e pedagógicos que podem ser utilizados dentre outras sugestões que podem fazer os educadores refletirem e construirem um saber e uma prática sobre o atendimento educacional especial destinado aos alunos com deficiência.
2 comentários:
Oi Ana :-)
Seria interessante completar sua postagem colocando a fonte de pesquisa, ok?!
Outra coisa, consegues trazer um exemplo de sua prática que evidêncie suas colocações?
Abraços
Melissa
O último parágrafo objetiva completar a publicação após o comentário.
Vale ressaltar mais uma vez, que infelizmente não estou atuando em escola, desta forma ficando complicado trazer exemplos de minha prática.
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