sexta-feira, 5 de junho de 2009

Índios

Segundo os dicionários da língua portuguesa, a palavra índio significa natural de um lugar ou nativo. É também o nome dado aos primeiros habitantes nativos do continente americano, apesar desta denominação ser apenas o resultado na verdade, de um erro náutico, pois, em 1492, quando o navegador Cristóvão Colombo, partiu da Espanha rumo às Índias, a frota ficou à deriva por muitos dias até alcançar uma região continental que Colombo imaginou que fossem as Índias, mas que na verdade era o atual continente americano, apelidando o povo que encontrou de “índios” ou “indígenas”. Sendo assim, podemos dizer que, na verdade, não existe nenhum povo, tribo ou clã com a denominação de índio, cada “índio” pertence a um povo, a uma etnia identificada por uma denominação própria.
Guarani, Yanomami, dentre outros povos, “denominados indígenas”, são historicamente distintos e rivais, cada um constituindo uma sociedade única, organizada a partir de uma cosmologia própria, que com o passar do tempo e o surgimento do movimento indígena, chegaram à conclusão da importância de manter a denominação “índio” ou “indígena”, pelo fato desta, unir, articular e fortalecer esses povos, cansados de serem alvos de preconceitos.
Antes disso, a denominação de índio ou indígena era negada pelos povos indígenas por ser pejorativa e desqualificadora, e as identidades étnicas particulares também eram negadas ou reprimidas, por isso, muitos índios negavam suas identidades e suas origens.
Hoje em dia, os índios se orgulham de serem nativos, originários, portadores de uma civilização própria e de pertencerem a uma ancestralidade particular. Eles vivem um momento especial, após anos de massacre, escravidão, dominação e repressão cultural e respirando um ar menos repressivo, resgatam suas culturas e tradições.

Um comentário:

Melissa disse...

Ótimas colocações.
Parabéns :-)
Beijinhos
Melissa