domingo, 2 de agosto de 2009

Escola - Espaço de Vivência e Tensões Raciais

É na escola que as crianças deixam de pertencer exclusivamente à família para integrarem-se numa comunidade mais ampla. É lá que boa parte do processo de socialização infantil acontece, pois na escola a criança estabelece relações com crianças de diferentes núcleos familiares e esse contato diversificado poderá fazer da escola o primeiro espaço de vivência das tensões raciais.

A relação estabelecida entre crianças oriundas dos mais diferentes grupos étnicos, com seus costumes e suas crenças pode acontecer de modo tenso, excluindo, possibilitando que algumas crianças adotem em alguns momentos uma postura introvertida, por medo de serem rejeitadas ou ridicularizadas pelos colegas de sala de aula.

Desta forma, é necessário que as questões raciais sejam abordadas criticamente no ambiente escolar, a fim de romper com os conceitos formados erroneamente contra as diferentes etnias. É necessário que haja a conscientização das diferenças entre as pessoas, mostrando que a diversidade não implica inferioridade. A escola precisa ensinar o que é preconceito e discriminação e promover a auto-estima através do auto-conhecimento e liberdade de expressão.

Nenhum comentário: