Maria Montessori (1870-1952) foi uma educadora italiana que nos deixou importantes contribuições no campo pedagógico. O método educacional proposto por ela, partia do concreto para o abstrato. Ela apresentou propostas mais dinâmicas para a organização do espaço escolar, das atividades pedagógicas e dos próprios materiais didáticos utilizados. Ela criou materiais lúdicos, nos quais podem ser explorados desde as propriedades dos mesmos, até atividades projetadas para desenvolver o raciocínio lógico-matemático e a linguagem. Até os dias de hoje, podemos ver em nossas escolas algumas das contribuições desta educadora como o Material Dourado, que é utilizado na construção da numeração decimal, e móveis escolares como classes, armários e banheiros proporcionais ao tamanho e à idade das crianças. Ela defendia o respeito às necessidades e aos interesses de cada estudante, de acordo com os estágios de desenvolvimento correspondentes às faixas etárias. Acreditava que as crianças conduziriam o próprio aprendizado e ao professor caberia acompanhar o processo e detectar o modo particular de cada um manifestar seu potencial. Para ela, as crianças não eram seres incompletos, e sim seres humanos integrais desde o nascimento. Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições.
Frase de Maria Montessori: “A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir. ”
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Maria Montessori
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Um comentário:
Ana Cristina:
Que reflexões fazes, relacionadas a tua prática ou então relacionadas a práticas que identificas no ambiente escolar, frente à teoria trazida por Maria Montessori?
Abraço.
Celi
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