Revisitando o primeiro semestre de curso e suas interdisciplinas, resolvi refletir novamente sobre o enfoque temático trabalhado na semana 10, a respeito da formação do professor, na interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade.
A reflexão da semana era baseada no livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, excelente leitura, que apesar da edição datar 1996, trata do tema de forma muito atual.
No texto, o autor faz várias reflexões sobre a prática educativa, dentre as quais gostaria de destacar as seguintes:
“Ensinar não é transferir conhecimento” - O professor não deve transferir seus conhecimentos como verdade absoluta e inquestionável, de forma bancária, onde apenas se injetam conhecimentos aos educandos e sim, criar possibilidades para o aluno produzir e construir conhecimentos.
“Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos” e “Ensinar exige saber escutar” - O professor precisa apostar constantemente no diálogo, como forma de aprendizagem. Escutar as histórias dos educandos é uma excelente forma de compreender o mundo em que vivem e o sentido que atribuem as suas experiências. É fundamental respeitar os saberes e fazeres que são verbalizados em sala de aula, pois, ao contar sua história, cada pessoa apresenta de alguma maneira a sua “leitura do mundo”. Esse espaço que o educador abre e a valorização das manifestações dos alunos, auxiliam na reflexão do educador frente ao que realmente tem relevância e mereça inclusão no currículo. Essa abertura auxilia também em outro ponto que Paulo Freire enfatiza em seu livro, “Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática”, pois essa escuta atenta e respeitosa aos sentidos e significados atribuídos à escola pelos alunos, possibilitam (re)(des)construções da prática pedagógica.
Esta postagem não contém link para uma postagem anterior específica, por ser fruto de uma reflexão de um texto que foi revisto em 2010. Na época que o texto foi estudado, não foi realizada postagem sobre este assunto, por esta razão, achei interessante refletir e postar algo neste momento.
sábado, 25 de setembro de 2010
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