Para a interdisciplina Escola, Projeto Pedagógico e Currículo, pertencente ao eixo 1, tivemos acesso a muitos textos fantásticos, porém, como gosto muito das idéias de Paulo Freire, gostaria de pontuar algumas de suas idéias trabalhadas na unidade de estudo 2.
Em Paulo Freire, uma presença, uma experiência, são apresentadas algumas idéias mais significativas do pensador e o que elas representam para os educadores, são elas:
Produção de conhecimento: todo indivíduo ao interagir com o mundo, estará compreendendo este mundo e produzindo conhecimentos, criando assim, a possibilidade de compreender melhor este mundo e de intervir com o mesmo.
Diálogo/Comunicação: o ser humano é crítico e comunicativo. Tanto o diálogo, quanto a comunicação são ferramentas necessárias para a reflexão e transformação da realidade.
Identidade cultural: cada indivíduo possui a sua identidade cultural e é necessário que saibamos respeitar tanto a identidade dos outros como a curiosidade deles a respeito daquilo que nossa cultura propõe.
Curiosidade: Segundo Freire, ela é a fonte do conhecimento. O educador precisa estimular a pergunta, a reflexão crítica sobre a mesma.
Realidade: é necessário diminuir a distância entre o contexto acadêmico e a realidade dos sujeitos.
Esta postagem não contém link por ser fruto de uma reflexão de um texto que foi revisto em 2010. Na época que o texto foi estudado, não foi realizada postagem sobre este assunto, por esta razão, achei interessante refletir e postar algo neste momento.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
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