sexta-feira, 25 de abril de 2008

Estímulo, Incentivo e Exploração



A importância de deixar o nosso aluno explorar e o incentivo e estímulo que proporcionamos...


Essa semana me culpei por tantas vezes ter diminuído as oportunidades de “exploração” e “investigação” durante a realização dos trabalhos com minhas turmas, ao refletir sobre um comentário que a tutora Melissa fez, a respeito de uma atividade.

A atividade 2 de Classificação e Seriação, da interdisciplina de Representação do Mundo pela Matemática, solicitava que citássemos uma atividade. Lembrei-me de uma que realizei com uma turminha de educação infantil. A atividade consiste em disponibilizar aos alunos uma grande quantidade de balões, de vários tamanhos e cores. Deixar eles brincarem com o material, depois trabalhar a classificação e seriação. Muito interessante a atividade, porém, através de um comentário construtivo da tutora Melissa percebi que limitei a exploração e investigação no momento em que estabeleci certos critérios de classificação. Como a própria tutora colocou, e eu concordo plenamente, perderiam todos, determinando a forma de classificar, pois, é fundamental deixar os alunos pensarem em como se classifica, criarem critérios de classificação, discutir os critérios estabelecidos, verificar se todos estabelecem os mesmos critérios, entender a diferença, se existir, nos diferentes critérios encontrados dentro da turma.

O comentário realizado pela tutora, foi muito importante para meu crescimento e através dele, refleti não apenas essa atividade, mas muitas outras, tentando perceber se durante o desenvolvimento das mesmas atingi o máximo de exploração, não limitando suas descobertas e investigações !

terça-feira, 15 de abril de 2008

Curiosidade humana e leitura do meio !!!

Curiosidade humana e leitura do meio !!!

Realizar a atividade da interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais sobre o fazer docente nos anos iniciais, assim como o relatório do Módulo I da interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais, me fez refletir muito sobre a curiosidade humana e a leitura do meio !

O ser humano é um bicho muito curioso ! Ele não se satisfaz em simplesmente nascer, comer, crescer, se reproduzir e morrer ! Ele precisa também entender o ambiente que o cerca ! A curiosidade é uma forma instintiva do ser humano ! O fato de descobrirmos e estudarmos o Sistema Solar, por exemplo, não se dá pelo fato de precisarmos de um outro lugar para morar ! Isso ocorre simplesmente pelo fato de sermos seres curiosos e querermos sempre mais e mais !!!

Desde muito pequenas, através da interação com o meio no qual vivem, as crianças aprendem muito sobre o mundo, fazendo perguntas, procurando respostas, vivenciando experiências, fazendo uma espécie de “leitura” do mundo, buscando a conquista de um espaço, que para ser conquistado, deve ser conhecido e também compreendido ! O professor precisa ter a consciência da importância de aproveitar esta curiosidade natural, bem como exercitar seus alunos nessa “leitura do mundo”, caso contrário, essa “curiosidade natural”, poderá ser sanada de outra forma, pois, com o avanço tecnológico, essa “leitura” fica cada vez mais acessível. Esse avanço tecnológico, faz com que o campo pedagógico extrapole os muros das instituições formais de escolarização, apresentando um mundo fantástico, com possibilidades encantadoras, sofisticadas, porém, muitas vezes “destorcendo” o real sentido das coisas ! Nesse caminho em que tudo leva a aprender, é muito importante a escolha da temática, e planejar um trabalho como eixo integrador, uma temática de estudos sociais ou ciências, pode representar a possibilidade de integrar os demais componentes curriculares, tornando a aprendizagem significativa, não fragmentada, envolvendo os sujeitos, de forma que os conhecimentos adquiridos, possam suprir a curiosidade anterior, promovendo a "leitura do meio" desejada naquele momento, e que além disso, possam ser “transferidos” para uma possível utilização !

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Moléculas e Células !!!




Realizar a atividade de análise dos desenhos, do Módulo I, da interdisciplina de Representação do Mundo pela Ciências Naturais, me deixou um tanto quanto angustiada frente a uma questão importantíssima ! Nós, educadores temos explorado adequadamente a capacidade infantil, no que diz respeito às questões científicas ?

A curiosidade infantil é uma característica importantíssima nas crianças ! Sistematicamente, elas tentam entender como as coisas funcionam e como é o mundo a sua volta. O professor tem de ser um pesquisador em sala de aula ! Deve observar os avanços e os problemas enfrentados pelos alunos e instigá-los, para que eles também sejam pesquisadores, descobrindo o fato científico por meio da experimentação e relacionando-o com a vida cotidiana, pois, a ciência não pode estar alheia à vida dos estudantes !

Iniciei a reflexão através da análise que fiz dos desenhos dos átomos e das células principalmente, pois, percebi que muitas colegas fizeram os desenhos idênticos ! Aqueles típicos desenhos de células que mais parecem um ovo frito ! Como mencionei na atividade da interdisciplina, o desenvolvimento do conceito de ambos em sala de aula demanda um processo de ensino-aprendizagem que envolve noções abstratas e representar de forma detalhada, tanto uma molécula, como uma célula, exige um conhecimento mais aprofundado do assunto, pelo grau de complexidade. Esses assuntos são abordados em sala de aula de maneira muito sucinta nas séries iniciais !

Essa atividade me fez refletir muito, principalmente sobre a maneira que introduzi o assunto aos meus alunos no passado e como seria a melhor forma de trabalhar no futuro...

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Reflexão sobre aprendizagens originadas pelo processo avaliativo do Eixo III



Refletindo sobre nossa trajetória de aprendizagens



Tanto a reflexão sobre os aspectos mais relevantes da trajetória do semestre para a elaboração das postagens, a coleta de dados para a construção do Portfólio de Aprendizagens, a elaboração do mesmo, bem como a reflexão deste para a elaboração da Síntese do Portfólio de Aprendizagens e a preparação e realização da apresentação oral, fizeram-me refletir muito, sendo que, realizando uma reflexão avaliativa, não pude perceber mais aprendizagens além das mencionadas nas etapas anteriores.

O que creio, realmente ter valido à pena, foi a troca de experiências realizadas, algo que é imensurável ! O que me deixou realmente inquieta, foi a exposição de uma colega que trabalha com EJA. Admirei tanto o trabalho dela, que o meu medo de trabalhar com este tipo de turma diminuiu, fazendo com que a minha vontade de enfrentar esse desafio se tornasse ainda maior !

Acho muito válidas todas as tarefas realizadas pela disciplina, pois refletir sobre nossas aprendizagens, através do Portfólio e da Síntese do mesmo, faz-nos compreender e encontrar significados, deixando muito claro a importância de tudo o que estamos explorando em todas as disciplinas!