quarta-feira, 9 de abril de 2008

Moléculas e Células !!!




Realizar a atividade de análise dos desenhos, do Módulo I, da interdisciplina de Representação do Mundo pela Ciências Naturais, me deixou um tanto quanto angustiada frente a uma questão importantíssima ! Nós, educadores temos explorado adequadamente a capacidade infantil, no que diz respeito às questões científicas ?

A curiosidade infantil é uma característica importantíssima nas crianças ! Sistematicamente, elas tentam entender como as coisas funcionam e como é o mundo a sua volta. O professor tem de ser um pesquisador em sala de aula ! Deve observar os avanços e os problemas enfrentados pelos alunos e instigá-los, para que eles também sejam pesquisadores, descobrindo o fato científico por meio da experimentação e relacionando-o com a vida cotidiana, pois, a ciência não pode estar alheia à vida dos estudantes !

Iniciei a reflexão através da análise que fiz dos desenhos dos átomos e das células principalmente, pois, percebi que muitas colegas fizeram os desenhos idênticos ! Aqueles típicos desenhos de células que mais parecem um ovo frito ! Como mencionei na atividade da interdisciplina, o desenvolvimento do conceito de ambos em sala de aula demanda um processo de ensino-aprendizagem que envolve noções abstratas e representar de forma detalhada, tanto uma molécula, como uma célula, exige um conhecimento mais aprofundado do assunto, pelo grau de complexidade. Esses assuntos são abordados em sala de aula de maneira muito sucinta nas séries iniciais !

Essa atividade me fez refletir muito, principalmente sobre a maneira que introduzi o assunto aos meus alunos no passado e como seria a melhor forma de trabalhar no futuro...

Nenhum comentário: