sexta-feira, 25 de abril de 2008

Estímulo, Incentivo e Exploração



A importância de deixar o nosso aluno explorar e o incentivo e estímulo que proporcionamos...


Essa semana me culpei por tantas vezes ter diminuído as oportunidades de “exploração” e “investigação” durante a realização dos trabalhos com minhas turmas, ao refletir sobre um comentário que a tutora Melissa fez, a respeito de uma atividade.

A atividade 2 de Classificação e Seriação, da interdisciplina de Representação do Mundo pela Matemática, solicitava que citássemos uma atividade. Lembrei-me de uma que realizei com uma turminha de educação infantil. A atividade consiste em disponibilizar aos alunos uma grande quantidade de balões, de vários tamanhos e cores. Deixar eles brincarem com o material, depois trabalhar a classificação e seriação. Muito interessante a atividade, porém, através de um comentário construtivo da tutora Melissa percebi que limitei a exploração e investigação no momento em que estabeleci certos critérios de classificação. Como a própria tutora colocou, e eu concordo plenamente, perderiam todos, determinando a forma de classificar, pois, é fundamental deixar os alunos pensarem em como se classifica, criarem critérios de classificação, discutir os critérios estabelecidos, verificar se todos estabelecem os mesmos critérios, entender a diferença, se existir, nos diferentes critérios encontrados dentro da turma.

O comentário realizado pela tutora, foi muito importante para meu crescimento e através dele, refleti não apenas essa atividade, mas muitas outras, tentando perceber se durante o desenvolvimento das mesmas atingi o máximo de exploração, não limitando suas descobertas e investigações !

Nenhum comentário: