terça-feira, 15 de abril de 2008

Curiosidade humana e leitura do meio !!!

Curiosidade humana e leitura do meio !!!

Realizar a atividade da interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais sobre o fazer docente nos anos iniciais, assim como o relatório do Módulo I da interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais, me fez refletir muito sobre a curiosidade humana e a leitura do meio !

O ser humano é um bicho muito curioso ! Ele não se satisfaz em simplesmente nascer, comer, crescer, se reproduzir e morrer ! Ele precisa também entender o ambiente que o cerca ! A curiosidade é uma forma instintiva do ser humano ! O fato de descobrirmos e estudarmos o Sistema Solar, por exemplo, não se dá pelo fato de precisarmos de um outro lugar para morar ! Isso ocorre simplesmente pelo fato de sermos seres curiosos e querermos sempre mais e mais !!!

Desde muito pequenas, através da interação com o meio no qual vivem, as crianças aprendem muito sobre o mundo, fazendo perguntas, procurando respostas, vivenciando experiências, fazendo uma espécie de “leitura” do mundo, buscando a conquista de um espaço, que para ser conquistado, deve ser conhecido e também compreendido ! O professor precisa ter a consciência da importância de aproveitar esta curiosidade natural, bem como exercitar seus alunos nessa “leitura do mundo”, caso contrário, essa “curiosidade natural”, poderá ser sanada de outra forma, pois, com o avanço tecnológico, essa “leitura” fica cada vez mais acessível. Esse avanço tecnológico, faz com que o campo pedagógico extrapole os muros das instituições formais de escolarização, apresentando um mundo fantástico, com possibilidades encantadoras, sofisticadas, porém, muitas vezes “destorcendo” o real sentido das coisas ! Nesse caminho em que tudo leva a aprender, é muito importante a escolha da temática, e planejar um trabalho como eixo integrador, uma temática de estudos sociais ou ciências, pode representar a possibilidade de integrar os demais componentes curriculares, tornando a aprendizagem significativa, não fragmentada, envolvendo os sujeitos, de forma que os conhecimentos adquiridos, possam suprir a curiosidade anterior, promovendo a "leitura do meio" desejada naquele momento, e que além disso, possam ser “transferidos” para uma possível utilização !

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