Gestão Democrática
A Gestão Democrática é uma forma de organização da escola que possibilita a participação de todos envolvidos no cotidiano escolar, professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola, e toda a comunidade ao redor da escola, no planejamento, na tomada de decisões, na definição do uso de recursos e necessidades de investimento, na execução das deliberações coletivas, nos momentos de avaliação da escola e da política educacional.
A gestão democrática é um exercício coletivo e participativo que serve como excelente estratégia para transformar a escola em um espaço público onde diversas pessoas têm a possibilidade de articular suas idéias, estabelecer diálogo e considerar diferentes pontos de vista, valorizando ainda mais o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, agregada ao fato de fortalecer cada vez mais a democracia no processo pedagógico, além de ser um caminho para a melhoria da qualidade de ensino.
Porém, penso que apesar desse discurso de “Gestão Democrática” ser antigo, resultado de muita luta dos segmentos progressistas da sociedade, em especial dos educadores, docentes e alunos, a presença de Leis Federais, tanto na Constituição Federal de 1988, quanto na LDB, não é garantia de que o processo ocorra conforme propunham os movimentos de reivindicação por uma escola mais aberta e com uma gestão com a participação de todos nas decisões. São muitas as dificuldades para o alcance definitivo de uma gestão democrática, a resistência de segmentos da própria escola, a ausência histórica de uma cultura de participação na sociedade brasileira, a forma de encaminhamentos das políticas públicas pelos órgãos intermediários de coordenação da educação, bem como as exigências burocráticas. Infelizmente, precisamos aprender a conviver com algumas heranças, mas não precisamos ficar de braços cruzados, podemos começar, conscientizando os componentes da comunidade escolar sobre a importância de sua participação, ensiná-los a exercitarem seus direitos, comprometê-los nesta luta, torná-los capazes de romper com o hierarquizado, enfim mostrar que coletivamente temos forças para a busca de uma educação que responda aos interesses coletivos, transformando a escola.
Um comentário:
Oi Ana, nessa postagem trazes elementos importantes para pensarmos a gestão democrática "para além do papel". Como colocas, é importante que todos os participantes da comunidade escolar possa perceber o seu papel e a sua importância nesse processo. Abração, Sibicca
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