terça-feira, 7 de abril de 2009

A importância de respeitar os valores de cada um





A importância de respeitar os valores de cada um

Na interdisciplina de Filosofia, fomos convidados à uma reflexão:


Um antropólogo francês, chega numa ilha de um arquipélago na Polinésia, com o intuito de pesquisar os hábitos dos nativos que lá habitam. Como todos sabem, cada um tem seus costumes, desta forma, para cumprir sua missão, o antropólogo toma bastante cuidado para não julgar o modo como estes nativos vivem, porque tal avaliação sempre seria parcial, levando em consideração que toda avaliação está condicionada pela cultura do avaliador.
Porém, o antropólogo é surpreendido pelos nativos uma vez que estes tem uma crença de que “os mensageiros dos deuses são homens de pele branca, seres que expressam a vontade absoluta dos deuses – tudo o que disserem deverá ser obedecido.” Ao ser questionado pelos nativos, se ele é um desses mensageiros, uma vez que sua pele é branca, para não influenciar nos costumes dos mesmos, ele confirma ser um mensageiro, porém em seguida surge uma pergunta ainda mais difícil: “todos os homens brancos são mensageiros dos deuses, ou as nossas crenças estão erradas?” Surpreendido novamente, o antropólogo reflete: se responder positivamente estará deixando os nativos vulneráveis aos seus conterrâneos inescrupulosos que fatalmente descobrirão a ilha. Mesmo assim, responde de acordo com a cultura dos nativos: “sim, todos os homens brancos são mensageiros dos deuses”.
Refletindo um pouco sobre esta pequena história, o antropólogo não poderia contestá-los pois, além, de ser muito difícil juntar argumentos suficientes para fazê-los acreditarem nele, isso também geraria um profundo conflito, colocando em dúvida todas as crenças, cultura, valores daquele povo, bem como estaria interferindo na cultura e no modo de viver daquele povo, traindo seu objetivo inicial, que era apenas pesquisar os hábitos daquele povo.
Trazendo essa história para o nosso dia a dia, se pararmos para “perceber”, as crenças existentes no mundo, como elas diferem das nossas ! A vida que os indianos levam, por exemplo, tão divulgada na novela da Globo: castas, Brahma, Shiva, Vishnu, casamentos arranjados, enfim...que direito temos de julgar o que é certo ou errado ? Quem nos garante que nós é que estamos certos ?

Nenhum comentário: