A “Pedagogia de Projetos”, concebida pelo filósofo e educador americano John Dewey, muito difundida no Brasil por Miguel Arroyo, defende a idéia de que os alunos devem ser orientados à investigação. O professor deve proporcionar aos seus alunos o prazer da descoberta, através da pesquisa e do esforço. O professor não deve dar a resposta pronta, ou a solução aos problemas encontrados pelos alunos, mas orientá-los a investigar. Em todo o processo de aprendizagem, o aluno deve ser colocado no centro. “A criança tem paixão inata pela descoberta e por isso convém não lhe dar a resposta ao que não sabe, nem a solução pronta a seus problemas; é fundamental alimentar-lhe a curiosidade, motivá-la a descobrir saídas, orientá-la na investigação até conseguir o que deseja”. Desta forma, através da pedagogia de projetos de aprendizagem, podemos evitar que a imaginação do educando fique de lado, como nas metodologias tradicionais, onde a aprendizagem se torna algo passivo, verbal, teórico.
Além disso, através da pedagogia de projetos de aprendizagem, podemos restabelecer um vínculo entre a aprendizagem que acontece na escola e a vida do educando, pois os projetos que eles escolhem ou sugerem, partem, inevitavelmente, de questões relacionadas à sua vida e à sua experiência que lhes parecem importantes e sobre as quais eles se interessam em aprender mais.
Enfim, a pedagogia de projetos de aprendizagem, é uma proposta de intervenção pedagógica que dá a atividade de aprender um sentido novo, onde as necessidades de aprendizagem aparecem nas tentativas de resolver situações problemáticas.
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
Breve comentário sobre a Pedagogia de Projetos de Aprendizagem !!!
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Organização do Ensino Fundamental,
Seminário Integrador
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