Para a realização de uma tarefa da interdisciplina de Psicologia, precisei refletir sobre alguma aprendizagem que tinha construído. Então lembrei-me de um Projeto que estava trabalhando na Prefeitura, meu local de trabalho, das dificuldades que surgiram e da necessidade de aprender algo novo para a execução de tal tarefa !
Era necessário que eu realizasse cálculos e utilizasse fórmulas no software Excel. Trabalho há algum tempo com este software, porém, não sabia como executar fórmulas e realizar cálculos. Como era fundamental para a concretização de minha tarefa, precisei aprender ! Sempre foi uma vontade minha aprender a trabalhar com fórmulas e cálculos no Excel mas, devido a falta de tempo e como não havia me deparado com a necessidade de realizar tal tarefa, essa aprendizagem não era considerada uma prioridade. No dia em que passou a ser vista como tal, tentei aprender sozinha, realizando algumas simulações e experiências, com os dados que possuía, rabiscando algumas possíveis fórmulas, não atingindo o sucesso ! Frente às dificuldades, à necessidade de aprender, e de realizar a tarefa, resolvi solicitar o auxílio de uma colega de trabalho, que por sorte, dominava o assunto e me ensinou rapidamente, demonstrando como deveria realizar o processo, para isto, utilizando os dados que eu tinha, minhas planilhas, enfim, realizando uma demonstração, a partir dos dados que eu possuía, os quais precisava criar as devidas fórmulas para obter os tais resultados necessários para a execução da tabela que precisava entregar. Com as explicações, raciocinando junto com minha colega, criando as fórmulas com seu auxílio, assimilei a maneira de realizar a tarefa, criei algumas simulações, treinei com elas e percebi que aprendi a realizar a tarefa necessária para a conclusão de meu trabalho. Fiquei muito feliz, pois aprendi algo novo que além de necessitar, tinha muito interesse em aprender. Me senti muito envolvida durante o processo de aprendizagem ! Claro que me senti um pouco chateada, pois, queria aprender sozinha, tentei me desafiar, criando simulações, experimentando, não obtendo êxito. Neste caso, a aprendizagem precisou ser cooperativa, implicando a interação e a ajuda mútua de minha colega de trabalho, possibilitando a resolução de problemas que eram complexos para mim, de forma mais eficaz e elaborada ! É importante ressaltar que, esta aprendizagem foi considerada fácil e rápida, pelo fato de já possuir conhecimentos referente ao software Excel, estes me serviram de base para a nova aprendizagem, pois, os conhecimentos anteriores que um indivíduo possui sobre um assunto, podem condicionar a aprendizagem. Há conhecimentos, aprendizagens prévias, que, se não tiverem sido concretizadas, não permitem a possibilidade de se aprender. Uma nova aprendizagem só se concretiza quando o material novo se incorpora, se relaciona, com os conhecimentos e saberes que se possui.
Para mim, assim deve ser a aprendizagem ! Ela precisa ser significativa. O sujeito precisa estar intimamente envolvido ! Aprende-se melhor e mais depressa se houver interesse pelo assunto que se está a estudar. Motivado, um indivíduo se empenha no processo de aprendizagem e aprende melhor.
Acredito que se o sujeito traz consigo algum conhecimento anterior, fica mais fácil para ele assimilar o novo e qualificar ainda mais a sua “bagagem”.