terça-feira, 7 de abril de 2009
Identificando Epistemologias
Penso que “Conhecimento” são os resultados de nossas aprendizagens, de nossas experiências. São dados, conceitos, habilidades, enfim, todas as informações que ficam “armazenadas” em nossa mente. O conhecimento pode ser transmitido pelo professor, através do meio ambiente, do ambiente familiar, e que assim como o professor transmite novos conhecimentos aos alunos, ele também aprende durante esse processo. O aluno traz consigo algum conhecimento, resultado de suas experiências anteriores, que estão armazenadas. Não concordo com a idéia de que o aluno é como uma “tábula rasa”. Ele traz um saber, que através de ações, experiências, diálogos, problematizações, provocações, entre outros processos irá trazer à consciência e aprimorá-los, e consequentemente, mais tarde, esses conhecimentos aprimorados, servirão de base para novos conhecimentos e assim sucessivamente.
Penso que a todo momento estamos aprendendo. Em casa, no trabalho, na escola, com o amigo, lendo um jornal. A aprendizagem pode ocorrer a qualquer momento, em qualquer lugar, desde que o objeto ou conteúdo de aprendizagem seja interessante e desperte o interesse do aprendiz ! Podemos aprender observando o outro, ouvindo o outro e até mesmo sozinhos !
Desta forma, acredito que o ensino na escola deveria ser de maneira prazerosa, envolvente. A aprendizagem precisa ser significativa. Aprendemos muito mais facilmente quando nos vemos envolvidos no objeto de estudo, quando achamos que há necessidade de aprender o que está sendo disponibilizado. O ensino deve ser ofertado nas escolas partindo das necessidades de cada indivíduo, dos seus interesses, respeitando suas limitações. É necessário que o espaço de aprendizagem seja pensado, planejado ! É necessário levar em consideração que tipo de aluno se quer, que tipo de cidadão se deseja formar. É importante perceber que o desenvolvimento do mesmo deve centrar-se no desenvolvimento de suas competências e habilidades, que ele aprenda o que lhe parece importante e/ou interessante. Sendo assim, penso que a educação não pode mais ser centrada em conteúdos disciplinares, e sim deve ser centrada no desenvolvimento de competências e habilidades. A educação precisa ser centrada na aprendizagem e não no ensino. Precisa estar centrada no aluno, e não no professor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário