Uma das atividades solicitadas na interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem Sob o Enfoque da Psicologia II, foi a elaboração de um Plano de Aula. Elaborei, em conjunto com minha colega, um plano de aula cujo tema é a Páscoa. Decidimos por este assunto, pelo fato de, além de serem uma exigência do currículo escolar, são muito criticadas e saímos em defesa, pois acreditamos que as datas comemorativas podem sim levar o aluno a desenvolver sua criatividade e potencialidades múltiplas.
Após análise de nossa atividade, recebemos um comentário em nossos webfólios que questionava a respeito do possível desinteresse, por parte dos alunos, pelo fato de não terem uma formação religiosa judaica/cristã
Penso que, o ensino religioso sempre foi um tema que suscitou grandes debates e discussões. Tudo depende da maneira que as atividades são conduzidas. Deve-se levar muito em consideração, os valores que cada um traz, a vontade do aluno, sua religião e suas crenças. O Ensino Religioso é parte integrante da educação básica do cidadão e os professores precisam ter certos cuidados para não apresentarem a disciplina com caráter que esteja vinculado aos interesses de um ou outro grupo religioso.
Um comentário:
Oi Ana :-)
Estou meio atrasada no comentário de tuas postagens, mas vamos lá. ;-)
Considero sua colocação super válida e concordo com você, mas é interessante, em um discussão acadêmica (principalmente), fundamentar suas idéias. Busque autores e textos (vinculo teórico) que reforce tuas colocações para este caso. Para o comentário que recebeu questione o referencial teórico que coloca o desinteresse, por parte dos alunos, pelo fato de não terem uma formação religiosa judaica/cristã.
Enfim, tente buscar vínculos teóricos para divergências acadêmicas ;-) Fica como sugestão :-)
Beijinhos
Melissa
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