Paulo Freire, condenando o ensino oferecido na maioria das escolas que era caracterizado por uma educação alienante, acomodada, bancária, desenvolveu um pensamento pedagógico que objetivava conscientizar os alunos, desenvolver a criticidade, inquietá-los. Para o pensador, existem três momentos claros de aprendizagem: o primeiro, quando o educador se inteira daquilo que o aluno conhece, trazendo a cultura do educando para dentro da sala de aula, o segundo, é o momento de exploração das questões relativas aos temas em discussão e o terceiro, é a conscientização do aluno, é quando ele volta-se do abstrato para o concreto, problematizando o conteúdo em questão.
Semelhante a esse pensamento, são as propostas que inspiram os Projetos de trabalho, Centros de Interesse, através de temas geradores, que também valorizam muito a cultura do aluno, além de terem uma concepção de globalização. Esse movimento investigativo tem um ponto de partida que se constrói sobre o conhecimento prévio dos envolvidos, para a definição do tema gerador, onde os alunos partem de suas experiências anteriores e o educador está valorizando e trazendo a cultura do aluno para dentro da sala de aula. A prática pedagógica, através do uso de temas geradores, fomenta que os alunos tenham o hábito de fazer perguntas, faz com que eles busquem explicações para os problemas que se colocam e desafia-os a desenvolverem processos de interação nos quais as trocas de experiências e de idéias abrem novas possibilidades de questionar e de compreender o mundo, além disso, através dessa metodologia, desenvolvemos em nossos alunos a autonomia. Além do mais, desta forma os alunos estarão trabalhando com assuntos do seu interesse, a aprendizagem será significativa, inquietante e desenvolverá alunos críticos e conscientes, pois, só buscamos respostas quando temos uma pergunta, só procuramos alguma coisa quando sentimos necessidade e temos uma idéia acerca do que queremos encontrar !
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Temas Geradores
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Um comentário:
Olá Ana Cristina:
Ao estudar sobre o que Paulo Freire defende, que reflexões fazes? As escolas trabalham com temas geradores? Os educadores têm ciência dessa teoria? No que o tema estudado pode colaborar para que a tua prática possa se tornar ainda melhor? Na postagem é sempre importante privilegiar a ação-reflexão, ou seja trazer a prática e analisá-la à luz do que está em estudo.
Abraço.
Celi
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