A primeira semana de aula foi muito interessante. Na segunda-feira, primeiro dia de aula, acabei apenas observando a turma, pois, a professora titular pediu para terminar algumas atividades ! Confesso que fiquei muito surpresa, pois, os alunos ficaram, sem assessoria alguma, apenas recortando e colando no caderno palavras que iniciavam com (BA,BE,BI,BO,BU), enquanto que o restante da turma lia uma história e ensaiava uma apresentação. Sem auxílio algum, nem mesmo sabendo o objetivo deste exercício, será que esta atividade foi útil à eles ? Sinceramente acho que não !
Terça-feira iniciei minhas atividades com os alunos. Meus alunos são: Catarina, Dejanira, Francisco, Lidiana, Maria, Natair, Natalino e Valdair.
Nestes primeiros instantes, como a turma é pequena, foi fácil perceber um pouquinho de cada aluno. O Natalino e a Maria sabem ler, mas não escrevem ainda. Catarina, Francisco e Natair são bastante esforçados. Dejanira e Valdair parecem ser casos de inclusão.
Os alunos realmente querem aprender e são muito esforçados. Participam das atividades, apesar de demonstrarem muitas dificuldades. Nunca imaginei que fosse tão difícil ! Pela pouca experiência que tive com educação infantil e 1ª série, acho que é muito mais fácil trabalhar com crianças, penso que elas entendem mais facilmente as atividades, ao menos esta foi a reflexão que fiz esta semana.
Fiquei pensando como é ruim para os alunos serem atendidos junto com alunos já alfabetizados numa mesma sala de aula. Esses pequenos momentos que tive com eles esta semana, mostraram o quanto eles precisam ser atendidos individualmente, quanta dificuldade apresentam, como precisam de ajuda.
As atividades propostas foram pensadas com muito carinho e reflexão, na medida em que vou percebendo as dificuldades e necessidades irei alterando a maneira de trabalhar com cada aluno. Esta semana foi interessante para sondar cada aluno.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Ana! Por esses primeiros momentos dá para perceber os movimentos da turma. Fiquei pensando sobre a necessidade de atentimento individual... Mesmo que eles tenham necessidades singulares, penso que seria interessante propor alguns trabalhos em grupo, para que possam se auxiliar. O que achas? Abração
Simone
Como a turma é pequena, apenas 9 alunos e nem sempre todos estão presentes, fiz nessas duas primeiras semanas de aula muitas atividades em grande grupo e durante as atividades individuais, realizava atendimentos de mesa em mesa. Na verdade foram apenas 5 noites em "sala de aula", não tivemos muitos encontros. Na segunda semana fizemos uma atividade que realizaram em duplas. Percebo que os alunos, quando estão em duplas ou grupo, não participam tanto, acabam deixando para os outros fazerem e quero poder trabalhar ao máximo cada um deles.
Postar um comentário