quarta-feira, 28 de abril de 2010

Que aula surpreendente a de hoje !!!

A noite de hoje merece um espaço no blog !
A aula de hoje foi o nosso sétimo encontro: tivemos quatro noites de aula em sala de aula, uma noite no laboratório de informática e duas noites fomos assistir aos espetáculos da 18º Feira do Livro de Sapiranga. Percebo que os alunos estão muito acostumados ao ensino tradicional e apresentam resistência ao novo, prova disso é o fato de apenas uma aluna ter participado de todas as atividades, os demais alunos não participaram da ida a Feira do Livro, nem da atividade no laboratório de informática. Apenas um aluno participou da atividade no laboratório de informática, além da aluna mencionada anteriormente, talvez ele tenha faltado na Feira do Livro por não ter recebido a permissão da mãe, esse aluno tem 30 anos, toma medicamento, não trabalha, mora com a mãe, enfim, é um caso de inclusão.
Bem, mas voltando ao que me levou a escrever essa postagem, a aula de hoje....saí muito frustrada e me questionando da escola hoje, pois, meu objetivo era iniciar o Projeto de Aprendizagem com a turma, pois, os primeiros encontros objetivavam a integração e uma espécie de sondagem, sendo que utilizando os dois espetáculos assistidos na Feira, introduziria o que é um Projeto de Aprendizagem e elaboraríamos o nosso em grupo. O que ocorreu é que os alunos me disseram, durante o diálogo que querem LER, ESCREVER e aprender MATEMÁTICA. Mesmo insistindo muito, oferecendo alguns assuntos, não consegui que falassem o que desperta sua curiosidade, o que gostariam de aprender. Como fiquei insistindo e mesmo assim, apresentaram-se calados, falei que era importante que eu soubesse que assuntos eles gostariam de trabalhar, quais suas curiosidades e que mais tarde retomaríamos este diálogo. Então, resolvi desenvolver uma atividade com material dourado que havia planejado para a semana anterior que não executei pelo número de alunos faltantes. Fomos a ludoteca da escola, e lá pude perceber que os alunos tem medo de que as atividades não resultem em aprendizagem. Apresentei o material dourado e fiz algumas atividades e jogos, mas, apesar de participarem, queriam retornar a sala de aula e fazer o “B” + “A” = “BA”. Então conversei bastante com eles e expliquei que não deveriam sentir-se com medo de desenvolver atividades que não fossem as tradicionais, que eu havia percebido que eles estavam com medo de que com atividades concretas e jogos não aprenderiam a ler e escrever, foi muito engraçado, pois eles afirmaram que era isso mesmo que sentiam. Espero que com o tempo eles percebam que desta forma progredirão muito mais rápido.
Voltando a sala após o intervalo, comentei que a turma da professora Kelli havia iniciado o seu P.A. e que fariam sobre “FURACÕES”, pensei que a turma mencionaria algum assunto que surgisse, porém, novamente silêncio total, cheguei a ouvir de um aluno que ele não é uma pessoa curiosa ! Enfim, meus alunos, apesar de queridíssimos e da ótima relação que temos, são muito “travados”, aceitam com facilidade o tradicional e apesar de realizarem as tarefas, apresentam resistência ao que difere do tradicional, por eles, trabalharíamos a alfabetização da maneira mais tradicional e antiga possível !
Amanhã (quinta-feira) teremos atividade no laboratório de informática, espero que tenha conseguido incentivar os alunos que não estiveram presentes no primeiro encontro a participarem! Aliás, se vierem será uma grande conquista, pois, as atividades de EJA, são em segundas, terças e quartas, eles não tem aula em quintas e sextas, porém, para a realização de meu estágio combinei com o vice diretor, com os professores da UFRGS e com meus alunos que em quintas feiras desenvolveríamos atividades no laboratório de informática. Aliás, durante nossas conversas na aula de hoje, comentei que no computador poderíamos realizar várias atividades que desenvolveríamos a leitura e escrita e que a aula seria riquíssima, que aprenderiam muito e que não havia necessidade de sentirem-se envergonhados (aliás, percebo que não tem vergonha de mim, já sentem-se acolhidos e seguros), que eu mostraria todas as partes de um computador, estaria sempre ao lado deles e que não precisariam preocupar-se que não correriam o risco de estragar o computador (medo deles).
Enfim, por hoje, este é o meu desabafo, espero que em minha próxima postagem possa escrever que me surpreendi com a presença de vários alunos na aula de informática, dentre outras coisas....e que na próxima segunda consiga iniciar com a turma a elaboração de nosso P.A. com um assunto bem envolvente e dentro da curiosidade de todos.

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