domingo, 23 de maio de 2010
Colhendo os frutos do trabalho
Essa semana foi simplesmente fantástica ! Uma das alunas de minha turma, que no início do estágio não conhecia as letras, começou a ler e escrever. Confesso que fiquei muito surpresa, pois, imaginava que levaria muito mais tempo para que isso acontecesse com ela. É uma emoção muito grande ver o retorno do meu trabalho. Tenho me esforçado muito para proporcionar aprendizagens prazerosas aos alunos. Na medida em que percebo o que é interessante à eles, vou proporcionado. Por exemplo: a sala que utilizamos é utilizada nos turnos manhã e tarde por classes de alfabetização de crianças, desta forma, ela é abarrotada de materiais: alfabetos, quadro silábico. Aproveito este material com os meus alunos. Percebia que o quadro silábico era algo muito complicado à eles, pois, ele assusta um pouco, tem muita coisa escrita. Desta forma, tentei familiarizá-los aos poucos com ele, mostrando de vez em quando uma sílaba ou família silábica no quadro silábico, durante uma explicação, sendo que esta semana, fiz um quadro silábico colorido e dei de presente a cada aluno, mas, antes de entregar à eles, mostrei o quadro silábico na tela, com auxílio do retroprojetor e ensinei a sua utilização, fizemos a leitura em conjunto, depois brinquei com os alunos, apontando as sílabas e eles deveriam ler que sílaba estava escrita. Após, cada um precisava formar palavras simples, utilizando as sílabas do seu quadro silábico. Foi neste momento que a aluna Catarina revelou o seu progresso, pois, ela escreveu mais de 20 palavras e leu todas elas, rapidamente. Palavras como (bota, sapato, sabonete, entre outras). Na aula anterior, percebi sua evolução durante a leitura de um texto, ela já reconhecia as sílabas e lia algumas palavras simples. Foi muito emocionante, é muito bom perceber que com nosso esforço conseguimos melhorar de alguma forma a vida das pessoas, e é exatamente este sentimento que tive, ao ver a alegria desta aluna, percebendo suas conquistas !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário