O estágio de docência proporcionou momentos de intensa reflexão crítica de minhas ações pedagógicas. A interação com a comunidade escolar, o planejamento, a execução e a avaliação das atividades docentes, promoveram uma inquietação frente ao fazer pedagógico, ressignificando minhas práticas.
Ao iniciar a prática, acreditava que a turma seria crítica, participativa e que seria muito fácil a construção de um projeto de aprendizagem, arquitetura pedagógica escolhida para ser desenvolvida durante o período de estágio. Porém, as experiências presenciadas me demonstraram que esse processo não seria tão fácil assim. A começar pela crença e apego dos alunos no modelo tradicional de escola, característica da turma, que não fazia parte de minhas expectativas iniciais e que passou a ser objeto de intensa reflexão durante esse período. Precisei aprender a aceitar a realidade de minha turma e equilibrar as atividades que os alunos queriam, introduzindo aos poucos, as valorizadas por mim.
Esse período foi fundamental, tanto para a minha formação e aprimoramento, quanto para o meu futuro profissional, pois, me encontrei nas classes de EJA, descobri que esse é o caminho que pretendo seguir daqui para frente, alfabetização de jovens e adultos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário