sábado, 26 de junho de 2010

Resistência a tecnologia

Durante o período em que realizei meu estágio curricular, com uma turma de EJA - 1ª,2ª e 3ª etapas - alfabetização, apesar de deixar sempre claro aos alunos que a utilização do microcomputador como ferramenta para o aprendizado da leitura facilitaria o reconhecimento dos símbolos em materiais impressos, em razão da proximidade que esses tem com o computador e que a utilização desses recursos digitais além de interessantes para a aprendizagem da leitura e escrita, seriam necessários para torná-los alfabetizados digitais, as atividades que envolviam informática foram desprezadas pela maioria dos alunos. Mesmo assim, proporcionei atividades no laboratório de informática em quintas-feiras. No início, os alunos não sabiam como usar o mouse e não estabeleciam relação entre o movimento do mouse e o efeito do cursor na tela, mas pouco a pouco foram se habituando. Fiquei muito impressionada, pois, apesar da escola possuir dois laboratórios de informática, os alunos não utilizam-os, os primeiros contatos que tiveram com a tecnologia, creio, foram proporcionados por mim. Não é fácil conceber que num mundo tão informatizado, ainda existam pessoas que não tiveram nenhum contato com computadores.

Nenhum comentário: