segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Escola - Espaço de aprendizagem insubstituível


Muitos são os espaços onde as aprendizagens podem ocorrer, porém, nenhuma outra forma de organização foi capaz de substituir a escola. É nela que ocorrem muitas descobertas, aprendizagens, inovações, é onde ampliamos os saberes já existentes e adquirimos novos.
Pensar, planejar e desenvolver esse espaço de aprendizagens com qualidade, supõe pensar, planejar e desenvolver um currículo escolar, na perspectiva da construção da cidadania, compreendendo o aluno como cidadão e perceber que o desenvolvimento do mesmo deve centrar-se no desenvolvimento de suas competências e habilidades, que ele aprenda o que lhe parece importante e/ou interessante. Desta forma, penso que a educação não pode mais ser centrada em conteúdos disciplinares, e sim deve ser centrada no desenvolvimento de competências e habilidades. A educação precisa ser centrada na aprendizagem e não no ensino. Precisa estar centrada no aluno, e não no professor. Desta forma, acredito que a introdução da metodologia de projetos é fundamental para uma educação que tem como objetivo criar as condições objetivas que permitam que as crianças se transformem, de seres dependentes, em seres competentes e autônomos.
Porém, uma vez que os docentes são constituintes de todo o processo educacional, para que esse cenário se apresente desta forma, é necessário que haja valorização da profissão docente, pois para que o professor possa trabalhar com projetos de aprendizagem com seus alunos é importante que inicialmente ele estude e pesquise sobre a metodologia, para que suas
ações e planejamento estejam alinhados. Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), a valorização do magistério inclui: uma formação profissional que assegure o domínio tanto dos conhecimentos a serem oferecidos e trabalhados na sala de aula como dos métodos pedagógicos necessários ao bom desempenho escolar; um sistema de educação continuada que permita ao professor um crescimento constante de seu domínio sobre a cultura letrada, dentro de uma visão crítica e da perspectiva de um novo humanismo; jornada de trabalho organizada de acordo com a jornada escolar dos alunos, concentrada num único estabelecimento de ensino e que inclua o tempo necessário para as atividades complementares ao trabalho em sala de aula; um salário condigno, competitivo em termos de outras posições no mercado de trabalho, abertas a candidatos com nível equivalente de formação. O PNE assinala, portanto, que a valorização do magistério “depende tanto da garantia de condições adequadas de formação, trabalho e remuneração quanto da exigência de uma contrapartida em termos do desempenho satisfatório, pelo docente, das atividades educativas.”
Enfim, diante do supracitado, podemos concluir que, para a escola cumprir sua tarefa, bem como para atingirmos uma educação com qualidade, além da necessidade de implementação de processos e práticas coletivas na sua organização, o desenvolvimento do processo de Gestão Democrática, a utilização de ferramentas norteadoras como o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar, bem como a cooperação das famílias, também se faz necessário que haja uma reflexão sobre a política educacional, a valorização do magistério, bem como a conscientização dos educadores de que através da metodologia de Projetos de Aprendizagem, promoveremos o aprendizado profundo, através de um enfoque baseado em indagações para engajar os alunos com questões e conflitos que sejam ricos, reais e relevantes a suas vidas, abolindo técnicas tradicionais.

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