Partindo-se da idéia de que cada escola é única em sua realidade, podemos dizer que não existe uma receita ou fórmula própria para a construção do PPP. Conforme as necessidades e características da escola, o seu processo de construção seguirá uma dinâmica própria. Porém, podemos compreendê-lo por três momentos interligados: diagnóstico da realidade, levantamento das concepções do coletivo da escola e programação das ações a serem desenvolvidas pelos sujeitos da escola.
1º Momento – Como é nossa escola ?
Registro de dados de identificação;
Levantamento de informações que mostrem o trabalho pedagógico;
Discussão, problematização, levantamento e compreensão de questões relacionadas à prática pedagógica – (o que fazer ? como fazer ?)
Como caracterizar o contexto social, político, econômico, cultural e lingüístico no qual a escola está inserida ?
Qual tem sido a função da escola ?
Qual tem sido a participação dos pais no cotidiano da escola ?
Que resultados a escola está mostrando para a sociedade ?
Como tem sido a relação da escola com a comunidade local ?
Que tipo de sociedade a escola tem discutido e auxiliado a construir ?
2º Momento – Que identidade a nossa escola quer construir ?
Levantar as concepções do coletivo, visando propor inovações no cotidiano;
Discutir essas concepções, definindo uma linha de ação ;
Que tipo de sociedade nossa escola quer ?
Que cidadão nossa escola deseja formar ?
Que escola pretendemos construir ?
Que tipo de relação nossa escola quer manter com a comunidade ?
3º Momento – Como executar as ações definidas pelo coletivo ?
Definir as prioridades da escola;
Definir as ações que a escola irá desenvolver;
Definir as pessoas e/ou segmentos que irão realizar essas ações.
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