Apesar de cada escola ter suas particularidades, desta forma, tendo que desenvolver seu PPP a partir de sua própria realidade, existem dimensões e princípios que devem ser levados em consideração no processo de elaboração:
Pedagógica: Diz respeito ao trabalho da escola como um todo em sua finalidade primeira e a todas as atividades desenvolvidas tanto dentro quanto fora da sala de aula.
Proposta curricular (objetivos, conteúdos, metodologias de ensino e processos de avaliação.)
Dados sobre repetência escolar, evasão e relação série/idade.
Definição de estratégias para recuperação dos alunos com baixo rendimento escolar.
Valorização dos profissionais
Administrativa: Refere-se àqueles aspectos gerais de organização da escola.
Gerenciamento do quadro de pessoal
Patrimônio
Aspectos físicos e materiais (didáticos)
Nível de organização, qualificação e atualização dos professores
Financeira: Relaciona-se às questões gerais de captação e aplicação de recursos financeiros .
Recursos financeiros disponíveis (recebidos ou obtidos pela própria escola).
Formas de aplicação das verbas
Jurídica: Retrata a legalidade das ações e a relação da escola com outras instâncias e instituições do meio no qual está inserida.
Relação que a escola estabelece com a sociedade e as várias esferas do sistema de ensino.
Autonomia da escola sem ferir os princípios de legalidade e responsabilidade, observando o disposto na Constituição Federal e na LDB em relação à educação.
quinta-feira, 1 de janeiro de 2009
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