Este interessante tema foi tratado durante o semestre na interdisciplina de Psicologia da vida adulta. Na época, não consegui escrever e postar no blog, agora, com mais tempo gostaria de comentar o seguinte :
Concordo com Maturana quando ele afirma que o conhecimento se dá no momento em que estamos interagindo no mundo, pois acredito que na medida que vamos interagindo, vamos experienciando e logo, aprendendo, tirando nossas conclusões ! Pelo fato de sermos seres autônomos não nos limitamos a receber passivamente informações vindas de fora, “vivemos no conhecimento e conhecemos no viver”.
Segundo o autor, estamos implicados em todas nossas relações: o conhecimento se dá no momento que estamos interagindo no mundo, ou seja, o observador faz surgir um mundo em sua própria ação de distinção; os seres vivos são autônomos e auto-produtores, capazes de produzir seus próprios componentes ao interagir com o meio: vivem no conhecimento e conhecem no viver; e não há descontinuidade entre o social, o humano e suas raízes biológicas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário