Muitas são as diferenciações que podem ocorrer em relação à fala ou à escrita. Não falamos, lemos e escrevemos sempre do mesmo jeito. Existem muitas “interferências” que modificam o conteúdo do que se fala e a maneira como se fala ! Isso tudo varia de acordo com as circunstâncias e os sujeitos envolvidos, dentre outras questões !
A maneira como falamos ao telefone com um amigo ou a forma que nos comunicamos através de um bilhete a um familiar são diferentes da maneira que apresentamos um trabalho oral e escrito da faculdade, pois, esses últimos exigem um grau de planejamento maior. O contexto de uso da linguagem, o lugar do qual falamos, os interlocutores, são aspectos que interferem na seleção do conteúdo e das estratégias do dizer.
A fala e a escrita variam também dependendo de cada indivíduo, seu nível sócio econômico, grau de educação, sexo, idade, meio social, dentre outros aspectos. Moradores do meio rural, por exemplo, por estarem em um ambiente menos influenciado pelas mudanças da sociedade, preservam variantes antigas.
Desta forma, podemos dizer que, na verdade, não existe uma “língua padrão”, a linguagem, tanto oral como escrita, sofre alterações socioculturais. E a partir dessa perspectiva, diagnosticamos que a escola enfrenta um grande desafio, o de incorporar ao currículo essas demandas sociais e culturais e de articular mei¬os para responder a elas. O trabalho escolar precisa abrir espaço para a multiplicidade de discursos, abordar o "certo" e o "errado" em linguagem, através da apresentação dos recursos linguísticos presentes nos textos orais e escritos, aos alunos, onde os mesmos poderão visibilizar a diferen¬ça, possibilitando que incorporem a noção de uso ade¬quado ou não adequado da linguagem.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
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Um comentário:
Ana :-)
Ótimas colocações, mas como acredita que o trabalho escolar pode "abrir espaço para a multiplicidade de discursos, abordar o "certo" e o "errado" em linguagem, através da apresentação dos recursos linguísticos presentes nos textos orais e escritos, aos alunos, onde os mesmos poderão visibilizar a diferen¬ça, possibilitando que incorporem a noção de uso ade¬quado ou não adequado da linguagem."? Que trabalho realiza acreditando estar trabalhando desta maneira?
Beijos
Melissa
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