segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Um pouquinho sobre EJA

EJA e suas funções: reparadora, equalizadora e qualificadora

Segundo o Parecer CEB nº 11/2000, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, a EJA tem a função de reparar uma dívida social com milhares de pessoas que por questões sociais ou atendendo às necessidades do mercado de trabalho não tiveram acesso ao ensino na idade adequada. A EJA surge para iniciar um processo de universalização do conhecimento e término da centralidade do conhecimento. Podemos afirmar que ela é reparadora por oportunizar um direito negado, o direito a uma escola de qualidade, bem como pelo reconhecimento da igualdade ontológica de todo e qualquer ser humano. A função reparadora da EJA significa o acesso ao circuito dos direitos civis. Podemos afirmar que ela apresenta a função equalizadora pela oportunidade de servir de reentrada no sistema educacional aos que tiveram uma interrupção forçada pela repetência, evasão ou outras condições adversas. E pelo fato da EJA propiciar a todos a atualização de conhecimentos por toda a vida, podemos dizer que ela tem a função permanente ou qualificadora.

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