Em sua obra Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, 1996, Paulo Freire defende a idéia de que o professor não deve transferir o seu conhecimento como um dono das verdades absolutas e inquestionáveis, mas criar possibilidades para que o aluno construa o seu próprio saber.
Partindo deste princípio e levando em consideração que precisaria desenvolver em meus alunos o gosto pela matemática, procurei, durante o período de estágio realizar atividades problematizadoras e utilizei muito o material concreto, através da manipulação da base 10.
A utilização do material concreto no ensino da matemática, permite que o aluno se torne agente ativo na construção de seu próprio conhecimento, pois, a manipulação, permite a visualização das ações e portanto a compreensão dos conceitos matemáticos. Além disso, o material concreto torna as aulas mais interativas, incentiva a busca, o interesse, a curiosidade e o espírito de investigação, a criação de hipóteses, a descoberta de soluções, enfim, viabiliza a aprendizagem através da construção e/ou reconstrução e ampliação de significados matemáticos. Outra vantagem do material concreto, é que ele permite além de visualizar a operação, voltar a estágios anteriores de raciocínio, o que se revela de difícil consecução apenas pelo cálculo abstrato.
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