segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Contribuições de Comênio para a didática

Fazendo uma análise a partir do texto “Metodologia de Ensino em Foco: práticas e reflexões”, de Johannes Doll e Russel Teresinha Dutra da Rosa, posso afirmar que, apesar da pedagogia de Comênio estar distante mais de 300 anos, ela apresenta elementos que encontro no meu cotidiano escolar. O fato de considerar cada aluno, respeitando suas necessidades e capacidades, por exemplo; a maneira de conduzir os conteúdos, não sobrecarregando as aulas, progredindo do mais fácil para o mais difícil; a motivação sempre presente nas aulas, alternando momentos de atividades, descanso e brincadeiras; a valorização do trabalho em grupos ou duplas, onde os alunos interagem, ensinam, realizam trocas do conhecimento com seus colegas; a valorização da “bagagem” que cada aluno traz consigo, suas experiências, são elementos fortes que marcam o cotidiano de minha sala de aula, presentes na pedagogia de Comênio.
Segundo o texto, um dos elementos importantes da pedagogia de Comênio é que a aprendizagem deve começar a partir dos sentidos e isso é claramente percebido no material didático “Orbis Pictus“, onde ele apresenta o som que a ovelha faz (bé é é), por exemplo. Penso que esse material era utilizado para apresentar as coisas do mundo aos alunos, através dos sentidos, forma visual (figura) e sonora. Acredito que a memorização também era trabalhada, assim como a relação entre a palavra e a letra inicial eram estabelecidas.

Um comentário:

celilutz1 disse...

Olá Ana Cristina:
Como colocas, muito do que Comênio defendia, ainda hoje continua válido. E a escola, no momento da elaboração da Proposta Pedagógica, quando contempla aspectos como os que mencionaste como fazendo parte da tua prática escolar, será que credita essas ideias a Comênio?
Citaste a afirmação, encontrada no texto Metodologia de Ensino em Foco: práticas e reflexões, de Johannes Doll e Russel Teresinha Dutra da Rosa “um dos elementos importantes da pedagogia de Comênio é que a aprendizagem deve começar a partir dos sentidos e isso é claramente percebido no material didático “Orbis Pictus”. Qual é o teu posicionamento frente à mesma? Concordas? Quais as evidências que poderiam dar conta dessa fala?
Abraço.
Celi