Após a leitura do texto, “Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em tempos de web 2.0”, de Iris Elisabeth Tempel Costa e Beatriz Corso Magdalena, gostaria de colocar algumas considerações importantes à respeito do trabalho com Projetos de Aprendizagem.
Desde pequeno, o ser humano observa o mundo e formula questões que o intrigam e através das experiências e interações, são produzidas respostas certas ou erradas que não são construídas ao acaso. Através da metodologia de projetos de aprendizagem podemos oferecer situações em que os alunos são instigados a seguirem fazendo perguntas e a buscarem explicações para os desafios e problemas que surgem, promovendo a troca de experiências, que sugerem novas possibilidades de questionar e de compreender o mundo ! Através desta metodologia, reunimos os alunos através de interesses comuns em torno de um fenômeno que querem entender. No desenvolver do projeto, o grupo levanta questões de investigação, busca, organiza e compara as informações encontradas, elabora e publica seus achados, socializando além do processo desenvolvido, os resultados alcançados, na medida em que o trabalho se desenvolve.
O projeto de aprendizagem inicia com a elaboração de uma questão de investigação, que será a questão norteadora, que determinará a atividade mental em certa
direção. Só buscamos respostas quando temos uma pergunta, só procuramos alguma
coisa quando sentimos necessidade e temos uma idéia acerca do que queremos
encontrar. É a natureza da questão que levantamos que determina o que precisamos
buscar, o que investigar. Penso que essa questão não precisa ser tão objetiva a ponto de restringir a investigação, nem tão ampla que corra o risco de perdermos o caminho !
Essa questão principal se desdobrará em certezas provisórias e dúvidas temporárias, que nos darão pistas sobre o conhecimento prévio
dos alunos e no decorrer do processo, poderão transformar-se, produzindo novas porções de conhecimento.
No desenvolver do P.A., os mapas conceituais também são elementos importantes e devem ser elaborados em diferentes etapas do estudo, pois, darão visibilidade à rede de significações construída e como ela se modificou, ampliou e aprofundou durante o processo.
É importante ressaltar que, no desenvolvimento do P.A., novas porções de conhecimento vão sendo produzidas, alterando os interesses, consequentemente mudanças e ajustes parciais que retomam ou refinam o
caminho (o foco) ou permitem identificar a necessidade de novas buscas por
informações e dados, talvez com outros recursos e estratégias surgirão. (continua)...
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Um comentário:
Olá, Ana Cristina:
Quantas aprendizagens! Parabéns! O que poderias ter feito, para qualificar ainda mais a tua postagem, era trazer recortes do texto que leste, que servissem de evidência e/ou argumento para o que trouxeste. Fica como dica.
Abração.
Celi
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