sábado, 4 de dezembro de 2010

Trabalhando com Projetos de Aprendizagem

Ao reler a postagem do link abaixo, me lembrei do desafio que foi trabalhar com projetos de aprendizagem durante o período de estágio.


http://peadportfolio156703.blogspot.com/2008/12/projeto-de-aprendizagem.html

Durante o estágio, realizado em uma classe de alfabetização de jovens e adultos, procurei desenvolver a metodologia de Projetos de Aprendizagem. Foi uma experiência complicada, apesar de ter me proporcionado grande crescimento profissional.
Os alunos de minha turma, apresentavam uma representação de escola bastante tradicional, pois, esperam que as aulas fossem apenas expositivas e acreditam que eu era a única detentora do saber e que eu deveria transmitir todo o meu conhecimento enquanto que eles apenas deveriam agir como elementos passivos, apenas recebendo e assimilando o que era transmitido. Desta forma, foi muito difícil introduzir a metodologia de Projetos de Aprendizagem, pois, esta metodologia requer muito diálogo entre alunos e professor.
Num primeiro momento, é necessário que o educador investigue um ponto de partida, construído sobre o conhecimento prévio dos envolvidos, para a definição do tema a ser trabalhado. Desta forma, trazendo a cultura do aluno para dentro da sala de aula, estaremos valorizando o conhecimento dos mesmos e estabelecendo vínculos entre a aprendizagem que acontece na escola e a vida do educando, tornando a aprendizagem muito mais significativa, inquietante e desenvolvendo alunos críticos e conscientes.
Conforme Freire, (1999, p. 39), “É próprio pensar certo a disponibilidade ao risco, a aceitação do novo que não pode ser negado ou acolhido só porque é novo...”.
Desta forma, é necessário que o educador aprenda a trabalhar com a rejeição, pois, sempre correrá riscos, nem sempre o que é proposto poderá ser aceito. Neste caso, é necessário deixar bem claro aos alunos a necessidade e a importância desta metodologia e criar alternativas de introduzir aos poucos o diálogo, respeitando o pensamento dos alunos, desafiando-os aos poucos, introduzindo aos poucos a metodologia.

Nenhum comentário: