Planejar e executar com os alunos um Projeto de Aprendizagem utilizando como eixo integrador uma temática de estudos sociais ou ciências, é uma ótima maneira para poder integrar os demais componentes curriculares.
Além da aprendizagem ser mais significativa, tendo em vista que estaremos realizando uma leitura do meio, estaremos envolvendo os sujeitos e a aprendizagem não será de forma fragmentada.
Tanto assuntos trabalhados na disciplina de estudos sociais como ciências, pelo fato de fazerem parte da cultura, da vida, do mundo dos indivíduos, oportunizarão fontes riquíssimas de diálogos entre professor e alunos.
O planejamento pedagógico que considera eixos temáticos que partem da escuta da realidade, propondo conteúdos e atividades de caráter reflexivo, no caso da alfabetização, por exemplo, estará permeado pela realidade da turma, e como afirma Paulo Freire, é uma ação cultural que tem a leitura do mundo como ponto de partida para a leitura da palavra.
http://peadportfolio156703.blogspot.com/2008/04/curiosidade-humana-e-leitura-do-meio.html
domingo, 5 de dezembro de 2010
Ciências e Estudos Sociais como eixos articuladores
Marcadores:
Ciencias,
Estudos Sociais,
Seminário Integrador IX
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário