A seguinte postagem é fruto da reflexão oriunda da postagem do link abaixo:
http://peadportfolio156703.blogspot.com/2009/09/letramento-social-e-escola.html
Entender a relação entre alfabetização e letramento é fundamental para que possamos construir práticas efetivas de ensino de leitura e escrita em qualquer classe de alfabetização.
O termo alfabetização existe a séculos em nosso vocabulário, porém, desde que a palavra letramento surgiu, a partir da segunda metade dos anos de 1980, esses termos tem se mesclado e confundido as pessoas. Na realidade, essas duas palavras possuem significados distintos.
A grande diferença entre alfabetização e letramento, entre alfabetizado e letrado é que um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado, alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que usa socialmente a leitura e escrita, mas que pratica a leitura e escrita, que responde adequadamente às demandas sociais de leitura e escrita.
Apesar dos significados serem distintos (alfabetização e letramento), as ações devem ser inseparáveis e simultâneas, pois, a partir do momento em que o indivíduo aprende a ler e a escrever e passa a exercer as práticas sociais que usam a escrita, passa a envolver-se em práticas de leitura e de escrita, torna-se uma pessoa diferente, passa a ter uma forma de pensar diferente, adquire uma outra condição, modifica seu modo de viver em sociedade.
O ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o individuo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário