sábado, 4 de dezembro de 2010

Sintonia entre escola e alunos

Ao reler a postagem abaixo, como estou muito envolvida nas questões da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, devido a realização de meu estágio, produzi a seguinte reflexão !


http://peadportfolio156703.blogspot.com/2008/12/escola-espao-de-aprendizagem.html


Realmente, muitos são os espaços onde as aprendizagens podem ocorrer, e até os dias atuais, nenhuma outra forma de organização foi capaz de substituir a escola, pois, é nela que ocorrem muitas descobertas, aprendizagens, inovações, é onde ampliamos os saberes já existentes e adquirimos novos. Porém, é necessário que a escola vá de encontro aos alunos.
Segundo Oliveira (1993, p.62) “[...] os altos índices de evasão e repetência nos programas de educação de jovens e adultos indicam falta de sintonia entre a escola e os alunos que dela se servem[...]”. De fato, as escolas funcionam com regras específicas e com uma linguagem particular que alunos que freqüentam as classes de educação de jovens e adultos, principalmente os alunos mais velhos, com uma passagem curta pela escola, apresentam grandes dificuldades em trabalhar com essa linguagem. Currículos, programas, métodos de ensino foram concebidos para crianças e adolescentes que percorreriam o caminho da escolaridade de forma regular. E as escolas, muitas vezes, não fazem adequação desses, para esse grupo, que não é o alvo original da instituição.
Desta forma a escola acaba perdendo o seu significado pelo fato de não se dar conta de que os educandos que a ela estão chegando são outros. Não são mais aqueles com os quais ela estava acostumada e para os quais estava “preparada”.
Dada a evidência da grande heterogeneidade presente no grupo frequentador da EJA, caracterizado não apenas por uma questão de especificidade etária, como também cultural, dever-se-ia ter um currículo especialmente pensado para EJA.
Infelizmente, o que podemos perceber na maioria das vezes, é que o currículo "elaborado" para a Educação de Jovens e Adultos acaba seguindo as mesmas orientações e perspectivas curriculares que nos levaram aos modelos atuais de currículo nas demais modalidades regulares. A educação de jovens e adultos precisa de um currículo próprio, que considere as peculiaridades do educando que freqüenta esta modalidade de ensino.

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